A consultoria Argodesign desenvolveu ideias de dispositivos vestíveis que parecem ficção científica.
Excluindo a categoria dos relógios inteligentes, a empresa se concentrou em conceitos de produtos que fazem mais do que medir batimentos cardíacos e informar sobre novos e-mails: eles trazem superpoderes.
1. Kineseowear
Inventadas há 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase, são utilizadas para tratar e prevenir lesões musculares sem limitar o movimento. Aqui, a ideia é utilizar o material para construção de uma espécie de músculo artificial que pode, por exemplo, dar suporte aos músculos durante práticas físicas intensas, indicar ao usuário o caminho traçado pelo GPS de maneira física, fazendo pressão no ombro esquerdo ou direito.
2. Oujiband
O aparelho é um contrapeso eletrônico colado no pulso que utiliza um giroscópio para suavizar movimentos motores. Na prática, o Oujiband poderia ajudar artistas e médicos, até melhorar a vida de pessoas com doenças motoras, como o mal de Parkinson.
3. Snapchat IRL
Parecido com um colar, o dispositivo detecta a luz infravermelha emitida por câmeras durante o foco automático e dispara um flash na região do rosto, protegendo a identidade de quem o está utilizando. Ele contaria ainda com um fone de ouvido que permite conversas por voz de maneira discreta.
4. LALALA
Um fone de ouvido que elimina ruídos para ajudar a resolver o problema de comunicação entre pessoas em locais muito barulhentos. Funcionando com uma tecnologia de rastreamento por infravermelho, o dispositivo seria capaz de diminuir outros sons e potencializar o desejado. Para ouvir alguém melhor bastaria se virar na direção da pessoa para fazer desaparecer todas as outras vozes.