Para trabalhar com imagens o ideal é que elas estejam sem o fundo, assim permitirá ao usuário adicionar qualquer fundo que desejar, ou aplicá-la sem o fundo para que se integre a layouts de sites.
Para isso é necessário recorta-las manualmente usando um programa como o Photoshop. O sistema
StyleShoots é capaz de criar fotos com fundos transparentes dentro de segundos, mantendo a integridade da imagem, pois com o processo manual, por mais bem feito que seja, sempre existe alguma perda.
.
Cada equipamento StyleShoots consiste em uma grande mesa de vidro iluminada, lâmpadas de simulação de luz do dia, um sistema integrado de Mac mini, um iPad e uma câmera Canon 5D Mark II.
Os usuários colocam o produto em cima da mesa sob a câmera, em seguida, usa um aplicativo personalizado no iPad para operar o sistema. Quando acionado, StyleShoots terá duas fotos do item - aquele em que é apenas iluminado pela iluminação dentro da mesa, e outra que é iluminado de cima pelas lâmpadas. Usando um processo conhecido como Auto Alpha, o software analisa os pixels em ambas as imagens e as combina em uma única imagem sem o background. A imagem final é, então, transmitido para o iPad.
Embora pareça que StyleShots seja mais adequado a itens relativamente planos, tais como roupas, um representante da empresa diz que ela pode ser usada para fotografar qualquer coisa que possa caber em cima da mesa, "mesmo uma pessoa".
O sistema foi projetado na Holanda em 2011, mas só recentemente está fazendo o seu lançamento oficial nos EUA. A lista de clientes já inclui empresas como Tommy Hilfiger, Perry Ellis e Macys. Um sistema completo custa EUA 84.995 dólares, ou pode ser alugado (atualmente apenas em Nova York) por US $ 250 a hora.