Um bom logotipo é um logotipo que nunca fica estático, uma atualização para revitalizar a marca, ou uma mudança que revele uma nova atitude, são estratégias importantes para as corporações.
O mundo corporativo está em constante transformação. Tendências, valores e informação, as pessoas hoje alternam-se com muito mais velocidade do que há cinco anos atrás.
Para manterem-se alinhadas ao mercado, as empresas buscam soluções para o design de suas marcas, mas existe uma grande dúvida com o momento de mudar ou atualizar a imagem.
Essas alterações também são motivacionais,
revitaliza a empresa e provoca mudanças na atitude das pessoas.
Para acompanhar as mudanças, é necessário compreender o negócio, para onde ele está caminhando e quais são as expectativas. Se há alguma mudança, como ela deve ser percebida pelas pessoas. É preciso redesenhar o desejo e a satisfação.
O logotipo cria uma imagem da marca nas pessoas e é uma ferramenta muito valiosa para o marketing das corporações. Leva-se muito tempo para as pessoas se acostumarem a um logotipo e fazer uma conexão entre logo, empresa e produto. Uma vez que isso seja alcançado, uma mudança radical pode confundir o cliente e quebrar essa conexão.
Mas quando e a que ponto deve ser tomada a decisão do redesign e se teremos uma atualização da imagem, ou uma profunda alteração.
Atualização
Por mais que um logotipo possa parecer irrelevante, ele desempenha um papel muito importante na percepção e diferenciação de uma empresa e não tem o direito de estar ultrapassado.
Na atualização da imagem, vem a necessidade de revisão formal e visual, mantendo a essência e brand-equity já consquistados. Falamos de um produto com boas vendas ou de um serviço já consolidado em termos de clientela.
A percepção de um projeto de redesign deve trazer a mensagem de que a empresa continua mantendo seus valores e sua essência, ela está apenas se alinhando aos padrões visuais e estéticos vigentes.
Recomenda-se fazer uma atualização a cada 3 anos
Mudança
A mudança de uma imagem é um processo, as vezes, mais complexo que a concepção de um produto novo em si. Deve-se sempre levar em consideração o histórico de vendas, visualizando onde o negócio, produto ou serviço encontra-se em sua curva vital. Se estamos falando de um produto em decréscimo de vendas ou da necessidade de reenquadrar uma marca a um novo público/segmento, falamos em mudança.
A mudança da marca costuma estar muito bem calçada nos dados fornecidos pelo diagnóstico. Deve-se conhecer mais o ambiente externo e onde será projetada a marca.
Uma alteração profunda normalmente revela uma mudança de atitude da marca.