Uma campanha para limpar os oceanos, transformando lixo em jeans.
A ideia levou prêmio máximo na categoria design de produto no festival de Cannes, maior prêmio internacional da publicidade.
A campanha rendeu visibilidade mundial para a marca holandesa de roupas G-Star, no mercado há 25 anos. O estilo das peças ganhou assinatura do cantor Pharrel Williams, que além de músico é diretor criativo de uma empresa que fabrica fios e tecidos feitos a partir de garrafas plásticas recicladas, a Bionic Yarn.
O processo de fabricação começa com a seleção das garrafas, que são depois moídas e transformadas em fibras que são trançadas com poliéster para fazer os fios do tecido.
Segundo a empresa, das 100 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, cerca de 10% vão parar nos oceanos. A poluição afeta pássaros, mamíferos e toda a vida marítima, que morrem pela ingestão ou por emaranhamento no lixo.
Para a G-Star, "o desafio era criar uma coleção de qualidade que parecesse e vestisse tão bem quanto um jeans regular". Outra preocupação, afirma a empresa, não foi apenas criar a coleção, mas torná-la desejável para os consumidores. "A ideia permite que pessoas de todo o mundo possam expressar as suas preocupações com a poluição dos oceanos".