A campanha lembra que essa definição não precisa ser pejorativa.
A P&G em uma campanha para a marca de absorventes Always faz uma interessante reflexão sobre o que seria fazer coisas ‘como uma menina’. Convidou garotos e garotas mais velhas para encenar situações que eram descritas como: correr como uma menina, lutar como uma menina, jogar uma bola como uma menina.
Os resultados foram caricaturas de comportamentos, que quando interpretadas por meninos ficavam ainda mais estereotipadas. Mas quando meninas mais novas são convidadas a interpretar as mesmas cenas. Ao mostrar o que era correr como uma menina, elas não exitaram e deram o melhor de si. Questionada sobre o que significava ‘correr como uma menina’, a garotinha de vestido rosa esclareceu: “correr o mais rápido que eu puder”.
.
Para a P&G esse conceito negativo só se torna um insulto no início da adolescência, entre os 10 e 12 anos, depois que garotas e garotos já se cansaram de ouvir que atividades que não são feitas com uma determinada ‘qualidade’ são coisa de menina.
O intuito da marca, através da campanha Always #likeagirl é mostrar que isso pode significar coisas incríveis, se deixarmos de usar essa expressão como uma forma de humilhar ou diminuir alguém.
No último trecho, a P&G incentiva os mais velhos a mostrarem como seria ‘rebater como uma menina’ sem pensar em estereótipos. O resultado é completamente diferente. Uma bonita campanha de empoderamento feminino. A criação é da Leo Burnett de Chicago, Toronto e Londres.