O software de reconhecimento facial sendo usado para fornecer dados sobre os consumidores.
O OptimEyes é um sistema projetado para ser instalado em painéis de publicidade digital para avaliar quem está prestando atenção. Isso irá "fornecer uma compreensão ainda maior sobre a eficácia de qualquer anúncio".
Amscreen diz que o sistema vai medir o número de possíveis espectadores, bem como a sua idade e sexo. O sistema também irá registrar o tempo e a localização de cada ponto de vista. E porque estes dados serão reportados ao vivo, existe a possibilidade de otimizar a campanha de marketing a curto prazo.
Desenvolvido por especialistas da Quividi (tradução literal do latim: Eu vi isso) para a empresa de publicidade Amscreen, será utilizado na Europa, mas não deve demorar para chegar por aqui, já que é necessário apenas uma webcam para seu funcionamento (além do software e uma conexão).
O sistema avalia as áreas mais escuras de um rosto para estimar a idade (com precisão de 80 %). O sexo, é avaliado com base em atributos como o comprimento do cabelo. Amscreen diz que os indivíduos não serão identificados.
Parte do império de Alan Sugar, Amscreen controla cerca de 6.000 telas de publicidade digital na Europa. A intenção é instalar o sistema OptimEyes em toda a base instalada no Reino Unido, Alemanha e Suíça, depois na França e Omã.
O video promocional do Amscreen está abaixo.