Um trabalho notável, fotografia com cenários reais de impressionantes maquetes que retratam uma América retrô.
Michael Paul Smith construiu um mundo fantástico,
Elgin Park, uma cidade fictícia do século 20 preenchida com modelos em miniatura de carros e edifícios. Utilizando uma câmera simples, de 250 dólares, ele mescla seus modelos com cenários reais, aproveitando-se de uma ilusão de ótica conhecida como perspectiva forçada.
Os desafios pessoais e as experiências de vida são a força motriz por trás de sua fotografia. Ele conseguiu um enorme sucesso na internet, acumulando mais de 70 milhões de visualizações no Flickr.
ELGIN PARK
memórias visuais da América - a partir da década de 1920 até meados da década de 1960
A admiração pelo seu trabalho surge na medida que se torna claro que ele não só criou as fotografias sem o uso do Photoshop, mas também construiu tudo em cada cena, exceto os carros, que vem de sua extensa coleção. Cada fotografia é de tirar o fôlego, em todos os detalhes.
Agora vejamos como o Michael realiza sua magia.
Muitas das fotografias foram tiradas ao ar livre, de encontro a fundos reais no bairro do artista, mas os modelos, cenários, histórias e humor são puro talento e imaginação.
Com fotografias extraídas de caixas de sapatos em sótãos empoeirados, as imagens formam um desfile de memórias que, um a um, revelam os encantos da pequena cidade imaginária de Elgin Park.
Você pode ver mais trabalhos de Michael Paul Smith no
Flickr ou assistir um
documentário (em inglês) sobre a vida e o trabalho do artista.
O melhor desta história será lançado no livro
Elgin Park. Você pode fazer a
Pre-order e obter um desconto, todos os pedidos antecipados vão chegar antes da data de lançamento, previsto para 21 de junho de 2015.
Michael conquistou uma legião de fãs no mundo todo, com uma comunidade on-line eclética. E muitos fazem a mesma pergunta:
Como é que esse cara faz isso?