Os cases mais criativos do último ano no mundo da publicidade.
O Gunn Report é uma publicação anual que detalha as campanhas de imprensa e publicidade televisiva de maior sucesso do ano. Para eles, essas 12 campanhas foram um sucesso na hora de conquistar a atenção do público.
Para compor o grupo, o Gunn Report listou as ações que tinham ganhado tanto o Leão de Ouro em Criatividade no Festival de Cannes quanto o Ouro no Effie. Essas marcas promoveram ações originais e ainda conquistaram resultados extraordinários. O Brasil aparece duas vezes no ranking.
.
1. "A Boy And His Atom", da IBM
A campanha promoveu um vídeo sensacional, do ponto de vista artístico e científico. É um stop-motion feito com moléculas. Os cientistas literalmente movimentaram os átomos para criar a animação, foi usado um microscópio atômico que aumenta a imagem em 100 milhões de vezes. Criada pela Ogilvy & Mather dos EUA.
.
2. "Baby&Me", da Evian
A campanha das águas Evian com o slogan "Live Young", usou bebês dançarinos, o que já o suficiente para atrair a atenção do público e cair nas graças das redes sociais. Criada pela BETC Paris,
.
3. "Enterro do Bentley", da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos
A campanha foi uma das mais comentadas no Brasil. O conde e bon vivant Chiquinho Scarpa anunciou para toda a imprensa que iria enterrar o seu precioso Bentley, no quintal de casa. Todos os jornais e emissoras compraram a história. No dia do tal enterro, com a mídia reunida, Chiquinho revelou que existem pessoas que enterram coisas bem mais valiosas que o seu carrão, seus órgãos. Criado pela Leo Burnett Tailor Made.
.
4. "Catch a Million", da DB Brewerie
A campanha foi um sucesso nos jogos de críquete do país ao promover prêmios e concursos entre torcedores. Feita pela Saatchi&Saatchi Nova Zelândia.
.
5. "Dumb Ways to Die", da Metro Trains Melbourne
A campanha trazia um vídeo e uma música que caiu no gosto do público, falava de segurança nos metrôs. Acabou virando viral nas redes sociais. Feita pela McCann Melbourne.
.
6. "Happy ID ", da Coca-Cola
A ação pensou em "espalhar a felicidade" com uma campanha de "fotos felizes": já que todo mundo fica sério nas fotos de identidade e o Peru, não costuma ir bem nos rankings de felicidade, a marca espalhou máquinas de foto pelo país. Feita pela McCann Erickson Peru.
.
7. "Mistakes", da New Zealand Transport Agency
Um acidente chocante no vídeo cheio de efeitos especiais. A campanha era um alerta para os acidentes de trânsito e a necessidade de se dirigir com responsabilidade. Feita pela Clemenger BBDO Wellington.
.
8. "Potable Water Generator", da Universidad de Ingeniería y Tecnología
A campanha mostra um outdoor que gera água e consegue abastecer as localidades que sofrem com a seca. Feita pela Mayo Publicidade Peru.
.
9. "Share A Coke", da Coca-Cola
A campanha promoveu milhares de nomes nas embalagens da Coca para que as pessoas compartilhassem a bebida com os amigos. Feita pela Ogilvy & Mather Sydney.
.
10. "The 1000 Miles of Luca" , do Consejo Publicitario Argentino
A campanha traz um vídeo emocionante contando a história de um pai e um filho. Feita pela TBWA Argentina.
.
11. "The Autocomplete Truth", da UN Women
A campanha da ONU mostra como os resultados de autocompletar do Google refletem o machismo e o sexismo na sociedade atual: basta colocar "Mulheres" na busca para ver resultados chocantes. Feira pela Ogilvy DXV (Emirados Árabes).
.
12. "Os últimos desejos da Kombi", da Volkswagen
Com o anúncio de que a clássica Kombi não seria mais produzida, a campanha transformou o icônico carro em um herói (quer dizer, heroína). Feito pela AlmapBBDO.