O painel solar branco fornece a Designers e Arquitetos mais flexibilidade na utilização da energia solar.
Os designers queriam um painel com cores diferentes e que não venha com conexões visíveis, o branco era o mais desejável por causa de sua versatilidade. A maneira como a
CSEM conseguiu isso é com uma camada de plástico que vai sobre o painel. A empresa afirma que esta camada pode ser aplicada a qualquer painel existente, quer seja plano ou curvo.
.
Os painéis solares são vistos como uma forma de tornar os edifícios mais verde e sustentável, bem como tornando-os menos dependentes da grade de poder. A empresa suíça CSEM, de patrimônio privado e sem fins lucrativos, desenvolveu a tecnologia que eles apresentam como sendo o primeiro módulo solar branco do mundo.
A razão pela qual a maioria dos painéis solares são pretos é por causa da necessidade de absorver a luz visível. Uma vez a cor preta é a mais eficiente, as células fotovoltaicas que compõem o painel é o mais escuro possível. Isso pode fazer o trabalho, mas não deixa designers e arquitetos muito felizes. A empresa diz que a tecnologia tem uma série de vantagens, não só cosmética.