Uma pequena coletânea de motos da Cortina de Ferro.
Acima a:
1952 IFA BK 350
A moto da Alemanha Oriental 1952 IFA BK 350 ₩, primeiro lugar em sua categoria no Pebble Beach Concours d'Elegance este ano. A 350 cc dois tempos "Boxer Karden" (BK) do motor empresta generosamente do motor boxer BMW, comapenas 15 cv, para uma velocidade máxima 140 Km/h. A moto foi construída até 1959, quando foi cortado devido aos altos custos de produção.
A IFA, que depois batizou a fábrica de motos Zschopau, na Alemanha Oriental, fazia a MZ, fabricada no Brasil, no Rio Grande do Sul, nos anos 80.
1964 União Zweirad Kavalier Tipo 115
Conhecida como Tin Banana, vieram do fabricante da Alemanha Oriental Zweirad Union. A motorizada "Kleinkraftrad", com um motor de apenas 49 cc, podia ser usads por jovens de 16 anos que foram proibidos de montar qualquer coisa com um motor maior do que 50 cc.
1947 Walter 250 cc OHC Racer
A fabricante Checa de moto Walter fez a sua primeira motocicleta em 1902, mas atingiu seu auge em 1938, quando o filho do fundador, Jaroslav Walter, construiu este motor de corrida de 250 cc para o popular britânica Excelsior Manxman. Esta moto competiu pela primeira vez em 1948, mas a empresa saiu do negócio, um ano depois.
1960 Jawa Z15 DOHC Racer
Depois que o governo checo determinou que Jawa deveria fundir-se com rival CZ, a equipe de engenharia começou a se concentrar em motores de velocidade, o governo concedeu visto para uma única corrida em outros países. Esta 500 cc 1960 Jawa Z15 DOHC Racer é uma das 12 construídas.
1936 CZ 175 Esporte Tourist
Como outros fabricantes europeus foram concentrando-se em motores de 500 cc, Franisek Janecek da Tchecoslováquia queria algo menor e mais fácil de executar. Ele construiu a 1936 CZ Esporte Turismo 175 cc, um monocilíndrico de dois tempos, com a ajuda do piloto britânico GW Patchett. A moto era vendida por 4.250 coroas, quase 40 por cento mais barato que qualquer outra moto do mercado.
1952 Tipo CZ 852 DOHC de 125 cc
Depois do decreto governamental que forçou a fusão da CZ com a rival Jawa em 1948, a nova empresa construíu alguns modelos de competição de sucesso. A minúscula 1952 CZ 852 DOHC de 125 cc foram apreciados pelos pilotos e o público por ser ser barato e de fácil manutenção
1930 Böhmerland
Construído em Schönlinde, na Checoslováquia, a Böhmerland é reconhecida pelo longo chassis. Este modelo 1930 é um de 3 lugares "Touren," dos quais 3.000 foram fabricadas.
1956 MZ BK 350 com Simson Sidecar
Obedecendo a uma intervenção do governo, a empresa que fez o BK 350, mudou seu nome para VEB Moterrad Zschopau, ou "MZ." A marca vendeu cerca de 41 mil motos durante os anos 1950, principalmente para os Alemães orientais e no resto da Europa Oriental, incluindo este 1956 MZ BK 350 com um sidecar. A maioria dos reparos pode ser feita com um conjunto de ferramentas básicas.