Ele foi apresentado na EICMA em Milão, e deve ser comercializado em 2014.
O design do Tricity foi desenvolvido para o senso do cliente europeu, a Yamaha está de olho neste mercado, e uma coisa é certa, eles amam seus scooters, e um bom número deles são de três rodas, principalmente Peugeot e Piaggio. O designer Noguchi Hirotoshi disse: "Queríamos criar um design inteligente e refinado que é diferente dos outros. E acima de tudo, expressar o quanto é fácil montar a motinha".
E pelo vídeo promocional eles também querem morder outro mercado, o dos motoristas estressados.
.
As especificações do modelo de produção não foram divulgados, ele será mais leve e mais compacto do que as outras três rodas no mercado hoje, a ideia é encontrar um equilíbrio feliz entre desempenho e baixos custos operacionais. Provavelmente o Tricity terá 2 discos de frio na dianteira e um na traseira, um compartimento abaixo do banco com espaço suficiente para um capacete, transmissão automática, 125 cc, motor de 4 tempos com refrigeração líquida.
Ele vai custar menos de € 4.000 (cerca de EUA $ 5.400), quando lançado na Europa em meados do próximo ano. A empresa também indicou que o scooter pode ser a primeira de uma série de motos com preços acessíveis, ágeis, compactas e leves, novos modelos a serem introduzidos a partir do próximo ano.