• ≡ Menu
  • Home
  • Design
    • Design de produto
    • Design gráfico
    • Tecnologias vestíveis
    • Embalagens e rótulos
    • Móveis
    • Interiores
    • Design verde
    • Upcycling (Reciclado)
    • Vinhetas
    • Conceituais
    • Carros
    • Motos
  • Artes
    • Artes plásticas
    • Fotografia
    • Curtas
    • Animação
    • Ilustração
    • Música
    • Artesania
    • Profundidade
  • Publicidade
    • Comerciais
    • Clássicos
  • Variedades
    • Humor
    • Curiosidades
    • Tecnologia
    • Arquitetura
    • Como se faz
    • Faça você mesmo
    • Informativo
    • Ativismo
    • Cultura
    • Lugares
    • Estilo de vida
    • Picantes
designerGH
  • Home
  • Design
  • Artes
  • Publicidade
  • Executivo
  • Variedades
Menu

Produtos que deram errado desde o lançamento

Ideias que foram condenadas ao fracasso e tornaram-se grandes desastres de marketing.

New Coke
Em 1985, a Coca-Cola via seu reinado ameaçado pela Pepsi, "o sabor da nova geração". Para contra-atacar, decidiu criar um sabor parecido com o da concorrente, a New Coke, “Uma Coca-Cola com gosto de Pepsi”, ela não apenas foi lançada, como o antigo sabor foi retirado das prateleiras. Foi um caos, os consumidores destestaram a New Coke, e a jogada lançou a Pepsi ao posto de líder de mercado. Em 3 meses, o produto antigo estava de volta com um novo nome, Classic Coke.

Colgate na cozinha
Em 1982 a Colgate decidiu usar seu nome em uma série de produtos alimentícios chamados "Entradas de Cozinha da Colgate". A ideia dos criadores deve ter sido de que os consumidores iriam comer a sua refeição Colgate, e, em seguida, escovar os dentes com o seu creme dental. As vendas não decolaram e o produto saiu rapidamente do mercado

McDonald's Arch Deluxe
Um esforço para deixar o McDonald’s mais classudo, um sanduíche voltado para adultos com paladares mais sofisticados. Os anúncios mostravam crianças fazendo "caras de nojo" e torcendo o nariz para o novo hamburguer. A publicidade tinha o Ronald McDonald envolvido em atividades adultas, como o golfe. O único detalhe é que as pessoas não frequentam fast foods pela sofisticação, e o produto foi retirado do menu ainda no ano do lançamento, em 1996.

Crystal Pepsi
É difícil contrariar certas regras. A Pepsi provou isso quando tentou lançar um refrigerante sem cafeína e totalmente transparente em 1992. A Crystal Pepsi tinha o mesmo gosto da bebida convencional, mas parecia água, o que conferia ao produto um ar mais saudável. O fracasso foi instantâneo, e poucas semanas após seu lançamento, a ideia foi engavetada.

Roupa de baixo BIC
O produto não durou muito no mercado após seu lançamento em 1998, no Reino Unido. Conhecida por vender itens descartáveis, como lâminas de barbear, canetas e isqueiros, a marca dediciu vender roupas íntimas com o mesmo formato. O produto fracassou, aparentemente as mulheres não estavam dispostas a descartar suas calcinhas.

OK Soda
Sem ter aprendido as lições com a New Coke, a Coca-Cola mirou de novo no público jovem com um produto ambicioso: a OK Soda. O refrigerante apostou suas fichas no público de “culturas alternativas”, e as latas traziam ilustrações de cartunistas underground. No verso havia trechos do “Manifesto OK”, uma ode à contracultura. A estratégia não foi bem aceita, e o público estranhou essa Coca-Cola menos mainstream.

Ford Edsel
Conhecido como o “Titanic dos automóveis”. O carro foi lançado com muito barulho em 1957, e a Ford começou a divulgá-lo com anúncios que não mostravam o produto, para gerar curiosidade. Os cartazes anunciavam apenas que “O Edsel está chegando”. Num primeiro momento, as lojas encheram-se de consumidores, mas o design escolhido não atendeu às altas expectativas, e ele encalhou. O carro, que tinha uma projeção de vendas de 200 mil por ano, saiu de linha em 1960 vendendo 2.800 unidades. A expectativa é proporcional à decepção.

Ken moderno
Depois de pesquisas com consumidoras, a Mattel resolveu reformular a imagem do boneco que é par romântico da Barbie, em 1993. A conclusão foi de que Ken deveria se tornar mais “cool”. A Mattel criou então uma versão nova com pele bronzeada, colete de couro roxo, brinco na orelha e um colar chamativo. A recepção para tanta modernidade azedou, tanto por parte dos pais quanto das garotas. A empresa cancelou a produção e recolheu todos os bonecos que conseguiu.
Curiosidades

Compartilhar

Curtir

G+

Tweet

Tweet

+ Add This

Marcadores » Curiosidades
Foto
Guilherme Henrique - Autor
Designer gráfico e produto. Eclético e responsive, gosta de Rock, motos, das cores laranja, vinho, limão e gelo. Criador do blog, viu sua newsletter ganhar força e virar o designerGH, uma coleção de coisas criativas que adora compartilhar com todos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Próximo Post Post Anterior Home

Siga o blog no facebook

Popular Posts

Marcadores

Animação Arquitetura Artes Artes plásticas Artesania Ativismo Carros Classicos Comerciais Como se faz Conceituais Cultura Curiosidades Curtas Design Design de produto Design gráfico Design Verde Embalagens e Rótulos Estilo de vida Executivo Faça você mesmo Fotografia Humor Ilustração Informativo Interiores Lugares Motos Moveis Musica Picantes Profundos Publicidade Tecnologia Tecnologias vestiveis Upcycling Variedades Vinhetas e apresentações

Visualizações de página

Receba nossas atualizações

A newsletter é gratuita e livre de spam.

  • mail
Copyright © 2015 designerGH All Right Reserved
Template by Kiki Dee Powered by Blogger