O sentimento de nostalgia tem crescido entre os consumidores e pautado muitas decisões nos lançamento de produtos.
A onda de revival fez aparecer uma enxurrada de itens criados ou inspirados nas décadas passadas, eles tomam as prateleiras, para a alegria dos saudosistas.
O icônico karaokê “Meu Primeiro Gradiente” manterá o mesmo desenho e as cores da versão de 1989. Inclusive, o mesmo designer que o projetou, Michael Pimentel, foi o responsável pelo redesenho para a versão 2013.
Para concorrer com os jogos eletrônicos de videogames e celulares, a Estrela aposta no reencontro dos consumidores com o Aquaplay, sucesso nos anos 70, 80 e 90.
Em 2011, a Brastemp incluiu no seu portfólio um frigobar com elementos de design que parecem ter saído de fotografias da década de 50. Com a recepção positiva, a linha foi ampliada e passou a contar com fogões e geladeiras. Cada modelo ganhou um nome especial, inspirado em expressões dos anos 60 e 70: preto (Tremendão), amarelo (Supimpa) e vermelho (Brasa, mora). Os preços ficam entre 4 e 8 mil reais e a linha é um dos grandes sucessos recentes da marca.
A PepsiCo, hoje dona da marca, trouxe o wafer Mirabel de volta, depois de 30 anos fora das prateleiras. A decisão foi tomada depois que pesquisas de mercado em todo o país coletaram “as melhores lembranças” do consumidor relacionadas à marca.
Chocolate ícone dos anos 80, o Lollo foi relançado com receita e identidade visual originais. Após inúmeros pedidos nostálgicos, a Nestlé monitorou conversas sobre a marca nas redes sociais, estudou o mercado e relançou o produto apenas no Brasil. A companhia não nega que o revival valeu a pena: o faturamento do projeto foi quatro vezes maior do que a expectativa original.
A manteiga Aviação nunca saiu de cena, mas esperou 90 anos para reformular sua embalagem. Depois de uma tentativa frustada com embalagem plástica, a escolha ficou mesmo com o metal, só que agora em uma lata mais moderna que dispensa o abridor. Mas a essência tradicional do produto centenário foi mantida, a cor laranja e o logotipo com a imagem de um avião Junker continuam os mesmos.
A linha de refrigerantes Itubaína foi lançada em 2008 para comemorar os 54 anos da marca Itubaína. Vendida inicialmente em bares e restaurantes, o aumento da demanda fez com que passasse a frequentar as gôndolas de supermercados. Como o rótulo deixa claro, a produto investiu no resgate do refrigerante dos anos 80 e 90, além de explorar o estilo vintage em sua embalagem.