As empresas Jeep e Mopar se uniram mais uma vez para apresentar um leque de veículos radicais.
Eles foram aprresentados na 47ª edição do Easter Jeep Safari, em Moab, Utah, EUA. Um encontro que reúne milhares de amantes do fora-de-estrada dispostos a passar uma semana curtindo algumas das mais famosas e desafiadoras trilhas dos Estados Unidos. A Jeep está aproveitando e mostrando sua série conceito de 4x4, desde 2002 já foram mostrados mais de 40 conceitos, e este ano é tudo sobre peso leve e pneus grandes. A Mopar é uma empresa especializada em projetar e fabricar equipamentos e acessórios para veículos fora de estrada.
Wrangler Mopar Recon
O Jeep Wrangler Mopar Recon é equipado com motor HEMI V8 de 6,4 litros. Com 478 cv, ele trabalha combinado com uma transmissão automática de cinco marchas e eixos dianteiro e traseiro Dana 60, com relação final 4,10. Os eixos são elevados em 11 cm por um kit experimental e têm, em suas pontas, rodas forjadas com travas para os pneus, de 39 polegadas.
Ele conta com vários itens externos da Mopar, como: meia-portas dianteiras e traseiras, kit de janelas, para-choques off-road Stinger, guincho Warn, para-lamas com vão livre ampliado, protetores laterais inferiores, capô especial, faróis experimentais de LEDs, capota de lona, suporte móvel de estepe, protetores das lanternas, tampa do tanque de gasolina com trava e um emblema da Jeep Performance Parts.
Wrangler Sand Trooper II
O Sand Trooper II é impulsionado pelo lendário motor HEMI V8 de 5,7 litros, que entrega 380 cv de potência e 55 mkgf de torque. A transmissão automática de cinco marchas repassa a força do HEMI para os eixos dianteiro e traseiro. Rodas forjadas, da Jeep Performance Parts, com travas para os pneus, de 40 polegadas, dão ao Sand Trooper um ar de agressividade.
Grand Cherokee Trailhawk
Nessa nova versão do conceito Trailhawk, os designers da Jeep desenvolveram o Grand Cherokee mais radical de todos os tempos. Impulsionado pelo propulsor EcoDiesel, esse exemplar do SUV mais premiado da história oferece alto torque em baixas rotações e condições para superar qualquer obstáculo.
O novo conceito Trailhawk tem pneus Mickey Thompson de 35 polegadas montados em rodas de alumínio de 17 polegadas do Wrangler Rubicon. As caixas de rodas são mais amplas, com molduras especiais nos para-lamas, placas de proteção inferiores na frente e atrás, dois ganchos traseiros para reboque e protetores para o fundo da carroceria.
Toques especiais de design incluem o capô do Grand Cherokee SRT, modificações na dianteira e na traseira para aumentar a distância para o solo, grade frontal preta, teto em preto fosco e racks exclusivos. A carroceria é pintada em um tom vibrante de laranja, não metálico, que ajuda a chamar atenção para as caixas de rodas maiores e para os pneus off-road.
Wrangler Slim
O Jeep Wrangler Slim oferece o máximo de desempenho, graças à redução significativa de peso, apesar de manter a capota rígida e as portas originais. Movido pelo motor Pentastar V6 de 3,6 litros, o Jeep Wrangler Slim tem eixo antipatinamento, rodas forjadas de 17 polegadas com travas de pneus, protetores laterais inferiores mais leves, grade e adesivo na cor preta, faróis de LEDs, tampa do tanque com trava e pneus Rubicon.
A cor preta domina a cabine, que tem capas de couro para os bancos e rádio de faixa do cidadão (CB), além de tapetes especiais Mopar e forração no teto.
Wrangler Flattop
O Jeep Wrangler Flattop é um paradoxo. O estilo e refinamento externo e interno mascaram completamente a fenomenal capacidade off-road. Os designers da Jeep tiveram cuidado especial para dar ao Wrangler Flattop uma aparência premium por dentro e por fora, mas colocaram alguns dos equipamentos off-road mais radicais disponíveis.
A carroceria tem como maior diferencial a capota rígida em peça única, sem janelas. A capota e o para-brisa foram cortados em 5 cm na altura e a coluna B foi removida, criando uma enorme abertura, da frente à traseira. As dobradiças das portas e capô, ganchos de reboque, fendas da grade e molduras dos faróis são pintados em um tom de cobre, enquanto o adesivo no capô, para-choques, estribos laterais e retrovisores externos são marrons.
Por baixo do refinado visual do Flattop se encontram equipamentos para off-road pesado, como entrada de ar frio Mopar, kit de escapamento Mopar, rodas de alumínio com pneus Mickey Thompson de 37 polegadas, eixo dianteiro DynaTrac Pro Rock 44 e traseiro Dana 60, ambos com blocantes a ar ARB, barras estabilizadoras TeraFlex e braços de controle Full-Traction. Todo esse hardware é arrematado com amortecedores King com batentes pneumáticos.
Wrangler Stitch
Baseado no Wrangler Rubicon 2013, o Stitch foi aliviado para pesar apenas 1.350 kg, dando a ele uma relação peso-potência similar à do Jeep Grand Cherokee SRT.
Os designers da Jeep cortaram peso de todo lugar possível: chassi, eixos, carroceria e interior. O sistema de áudio e todos os componentes do ar-condicionado foram removidos. Os bancos dianteiros são os mesmos do novo SRT Viper 2013 e os traseiros foram dispensados. Partes da carroceria foram cortadas, as portas removidas e o capô é exclusivo, de fibra de carbono, baseado no do Jeep Wrangler Rubicon. A gaiola interna original deu lugar a uma de cromo-molibdênio, e os braços inferiores de controle Full-Traction, assoalho e tanque de gasolina passaram a ser de alumínio.
Entre os diferenciais de estilo estão o para-brisa cortado em 5 cm na altura, a capota de vinil amarela, os bancos de couro pretos do SRT Viper, faróis de LEDs, parte do painel e conchas dos bancos com pintura amarela e capô em fibra de vidro.