Existe algo mais básico, caseiro e familiar do que o pão? As padarias de luxo fornecem pães artesanais frescos, feitos com ingredientes naturais, orgânicos. Tudo que valorize a excelência no sabor em um pão saudável.
E com qualidade e preço premium vem a noção de design, por que devemos comprar um pão maravilhoso em uma padaria comum?
Aqui estão alguns exemplos das padarias mais legais do mundo, pelo menos visualmente elas preenchem os requisitos, se os pães são tão consistentemente quanto seus ambientes, isso é uma outra história.
Blé, Salonica, Grécia.
Foi projetada pelos arquitetos minimalistas Claudio Silvestrin e Giuliana Salmaso (Londres e Milão). Tem o maior forno do mundo, com gigantescos 12 metros de altura!
É construída a partir do barro branco de Creta e Milos, além de areia e palha. São quatro andares de confeitaria, padaria, delicatessen e um bar de vinhos e queijos.

...
D. Chirico, Melbourne, Austrália
Quem deseja um design elegante ficará satisfeito com as duas lojas de propriedade de Daniel Chirico. A loja em Carlton, ao contrário da primeira, em St Kilda, não tem máquina de café, delicatessen ou outras distrações, é tudo sobre o pão. No projeto, ripas de madeira cortadas em curvas, infundindo luz e calor para o espaço minúsculo. Criado pelo March Studio.

...
VyTA Boulangerie, Roma, Milão, Turim e Nápoles. Itália.
Projetada pela arquiteta Daniela Colli (Roma), estão localizadas no epicentro da vida urbana. Com seu carvalho contrastando com superfícies negras de polímeros, a loja se assemelha mais a um bar ou a uma boutique, do que propriamente a uma padaria imersa em tradições.

...
Helsinki Bakery, Osaka, Japão.
Seria de se esperar que a Helsinki Bakery fosse na Finlândia, mas não, ela está localizada em Osaka, no shopping Nishinomiya Hankyu Jardins. E não apenas o nome, mas também o branco e a madeira natural tem conexões diretas com a Finlândia. A loja foi projetada pelo designer Arihiro Miyake, que está baseado em Helsinque. Simples, saudável e natural são as palavras-chave da padaria, e o design escandinavo suporta essas noções perfeitamente.
Joseph, Viena, Áustria.
Se quiser um pão sofisticado e orgânico, você vai encontrar na Joseph. Esta é a primeira loja de varejo para o proprietário Josef Weghaupt e o padeiro Friedrich "Fritz" Potocnik, cuja iguarias também estão disponíveis nos melhores restaurantes, cafés, delicatessens e lojas da cidade. Design corporativo e gráfico por Martin Dvorak.

...
Lagkagehuset, Copenhagen, Dinamarca.
A tradução do nome é algo como "casa da torta", com uma atmosfera acolhedora, foi projetado por SPACE Copenhagen. As padarias Lagkagehuset’s, Steen Skallebæk e Ole Kristoffersen, se uniram em 2008 para combinaram seus sucessos e assim começa a Lagkagehuset, que agora existe em 18 locais na Dinamarca.

...
Electra, Edessa, Grécia.
A padaria Elektra é um redesenho de uma padaria familiar. O projeto minimalista ajuda a disfarçar o pequeno espaço de 35 metros quadrados, que está em um cruzamento movimentado.
Os vidros contribuem para integrar a área de estar ao ar livre com o ambiente interno. Projetado pelo Studioprototype Architects, móveis por Xavier Pauchard e iluminação por Tom Dixon.
...
Komsufirin, Istambul, Turquia
O nome da loja traduz como "o forno no bairro", em seus menos de seis anos de existência, cresceu para cerca de 350 lojas na Turquia, por isso não é de nenhuma maneira uma empresa artesanal, seu interior minimalista foi redesenhado pela Autobahn, baseado em Istambul. Usando carvalho natural e azulejos brancos, eles criaram um ambiente moderno, que tem como tema o antigo processo de cozimento.
Komsufirin é operado pelo grupo Doruk e está crescendo em um ritmo de tirar o fôlego, com o objetivo de 1.000 lojas até 2020.