O templo Shaolin é um mosteiro budista localizado na China, no templo criou-se o estilo zen do budismo, bem como o estilo shaolin de kung-fu.
Shaolin, traduzido do chinês, significa "Floresta Jovem". Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo, depois que as árvores destruídas foram replantadas, formou-se uma floresta jovem.
A série de fotografias preto e branco sobre o treinamento dos monges Shaolin foi feito pelo fotógrafo
Tomasz Gudzowaty, que tem um particular interesse em esportes não comerciais, seus trabalhos já foram publicados no L'Equipe, Guardian, Newsweek, Forbes, Time e é o autor de vários álbuns de fotografia.
O termo Shaolin Quan refere aos estilos e técnicas de kung fu desenvolvidos pelos monges do Templo, é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome (Bei Shaolin, Nan Shaolin).
Antigos livros de Kung fu escritos no Templo, descrevem o Shaolin Quan como tendo 708 séries de movimentos (Tao Lus), incluindo 552 séries de Quan, 156 de armas, e outras séries como as 72 habilidades únicas e como atacar pontos vitais do corpo. É claro que seria necessário mais do que uma vida para dominá-las.