O concept car da Renault tem como inspiração um dos ícones do design brasileiro, a cadeira espaguete.
O briefing previa a criação de um crossover esportivo de pequeno porte para um jovem casal. Baseado neste conceito a Renault poderá lançar um carro em um dos segmentos que mais cresce na Europa.
A designer Magali Borgers, responsável pelo interior do concept car, decidiu propor uma nova ideia de conforto. Foi quando ela "descobriu" o banquinho R540, criado pelos brasileiros Carolina Armellini e Paulo Biacchi, do Fetiche Design. “Achamos a ideia das cordas bastante interessante, então resolvemos estudar uma forma de aplicar essa ideia ao nosso projeto”.
As cordas permeiam todo o interior do Captur e tornaram-se um marco do projeto. O tom laranja avermelhado foi coerente com a proposta, empregar tons quentes no interior do veículo, isso tornou o vínculo com o banquinho R540 ainda mais forte.
As cordas transmitem, literalmente, leveza ao projeto, detalhe que foi ainda mais realçado com o banco suspenso (assim também evita que se percam coisas debaixo do banco, aquelas que você nunca mais encontra.)
Na área traseira, a ideia foi criar uma zona de conforto, o projeto foi concebido para que os passageiros tenham uma sensação semelhante à uma rede. Além do conforto, a trama das cordas tensionadas pode ser usada para fixar os itens transportados.
Essa idéia poderia e deveria ter nascido por aqui, e´a solução ideal para o nosso clima, mas as empresas seguem tendências de outros países e colocam soluções paliativas, como o ar condicionado. Uma visão que "aos poucos" está mudando.
Das coisas nascem coisas.
uma “inversão de referências” muito interessante
É preciso olhar para o Brasil com mais carinho, basta prestar um pouco mais de atenção que as oportunidades estão por aí.
Não busque apenas soluções prontas, inovar é sempre melhor, e mais lucrativo.
Cadeira Espaguete
O ícone Brasileiro é um produto muito versátil, que pode ser repensado para muitos outros projetos.
Uma cadeira de descanso refrescante, levíssima para se transportar, onde pode-se ficar por horas proseando em frente as casas, um costume ainda muito popular no Brasil, principalmente no nordeste.
A origem provavelmente está na cadeira de palhinha, onde a trama foi substituída pelo espaguete plástico e a madeira por tubos.
GH