Um dos principais cartões postais de Brasília, foi construída em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Aparecida, e inaugurada em 1967.
Tem base circular com 60 metros de diâmetro e 40 metros de altura, com capacidade para quatro mil pessoas.
.
A planta da nave situa-se abaixo do nível do terreno. O acesso é feito por uma passagem subterrânea, cujo piso, paredes e teto são pretos, caminha-se sob uma penumbra, chamada de zona de meditação, e cria um contraste com o interior do templo, que recebe luz natural filtrada por vitrais de Marianne Peretti.
...
É no interior que você sente a grandiosidade e o esplendor da obra,
e percebe o que os homens são capazes de fazer para os seus Deuses.
A sensação é indescritível, não existe lugar comum a este.
Seus 16 vitrais estão entre colunas de concreto que nascem no plano da praça e se unem para sustentar a cobertura, formando uma coroa.
Guardando a principal porta de entrada estão 4 esculturas em bronze, com 3 metros de altura, do italiano Alfredo Ceschiatti. São os quatro evangelistas — Lucas, Mateus, Marcos e João, foram eles que escreveram os quatro Evangelhos considerados canônicos pela maioria das confissões cristãs. (João está separado porque era o querubim de Jesus e foi destaque em toda a história sagrada)
...
Na praça também se encontram vários ambulantes que vendem sorvete, água de coco (você vai precisar) e, não poderia ser diferente, lembrancinhas.
No interior da nave pendem três esculturas, são os Anjos da Anunciação, Arcanjos São Gabriel, São Miguel e São Rafael, eles representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, e estão no seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são os mensageiros dos decretos divinos aqui na terra.
As esculturas, também de Alfredo Ceschiatti, teve a colaboração de Dante Croce. São de alumínio fundido e estão presas ao teto por cabos de aço, a menor tem 2,22 m de comprimento e 100 kg; a média tem 3,40 m de comprimento e 200 kg e a maior tem 4,25 m de comprimento e 300 kg.
...
Atípico, o campanário fica em uma estrutura separada,
onde dobram quatro grandes sinos, doados pela Espanha.
No dia da minha visita, a Catedral estava sendo preparada para um casamento.
O desenho do ovo no vitral, sobre o altar, simboliza a geração da vida.
O traço azul simboliza o ventre.
A noite, o espetáculo está do lado de fora.
Na Catedral existe a única cópia oficial da Pietà de Michelangelo.
Pietà é a metáfora da dor materna que não tem nome.
A Catedral possui um acervo de obras de arte, que inclui imagens de santos, 14 painéis de Di Cavalcanti, representando a Via Sacra; a vida de Nossa Senhora, pintada por Athos Bulcão e até uma cópia do Santo Sudário.
.......................................
O responsável pelo Projeto
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 a 05/12/2012), arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo incrível cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.