É um conceito revolucionário para o segmento, quatro vezes menor do que uma geladeira convencional, ao invés de prateleiras, você coloca os produtos em um gel biopolímero que é resfriado através de luminescência. O gel se molda ao redor dos objetos criando cápsulas e os itens são mantidos na temperatura ideal por bio robôs.
A nano tecnologia tem apresentado um enorme potencial na conservação de alimentos.
Os produtos ficam à vista, prontamente disponíveis. Sem portas e outras partes móveis, a operação é completamente silenciosa (não tem motor) e não há desperdício de energia.
O refrigerador não ocupa muito espaço,
seu volume se adapta à quantidade de objetos.
Pode ser pendurado na vertical, horizontal, e até mesmo no teto.
O gel é de alta densidade, inodoro e não pegajoso. Bio nano robôs absorvem o calor (radiação infravermelha) e emitem luminescência (emissão de luz por uma substância quando submetida a algum tipo de estímulo), além disso, protegem da radiação ultravioleta que podem danificar os produtos.
Quando se cria um novo conceito como este, provavelmente ele não será utilizado integralmente, a idéia do possível é mais importante. Certamente este conceito será extendido a muitas outras aplicações, integralmente ou em parte.
A empresa de eletrodomésticos Electrolux possui um laboratório de design em Londres
e realiza este concurso anual para estimular novas idéias.
Yuriy Dmitriev é um estudante Russo de desenho industrial,
ele apresenta uma visão alternativa de refrigeração e de regulação da temperatura de alimentos.
Sua geladeira está classificada para a final do Electrolux Design Lab 2010.