Há na Grã-Bretanha numerosos canais fluviais que formam uma intrincada e extensa rede. A tradição destas estruturas artificiais é longa. Julga-se que terão começado por ser simples sistemas de irrigação das terras que mais tarde, durante a Revolução Industrial, se transformaram em vias de transporte de mercadorias. Em alguns locais, porém, foi necessário vencer alguns obstáculo naturais, como montes e desníveis. Para o efeito construiram-se então obras de engenharia importantes, túneis e sistemas de comportas e, recentemente, soluções ainda mais engenhosas. ( talvez porque não haja vazão suficiente para encher uma comporta no ritmo do trafego das embarcações )
Na Escócia, perto da cidade de Falkirk, uma antiga ligação entre dois canais desnivelados, o Forth and Clyde Canal e o Union Canal, feita através de comportas, foi recuperada através de um mecanismo engenhoso: um elevador giratório denominado Falkirk Wheel.
O conjunto é imenso. Uma enorme roda de 35 metros de diâmetro gira em torno de um eixo transportando dois cestos cheios de água onde são colocadas as barcaças. Um sistema de comportas permite isolar a água dentro dos cestos, de 360.000 litros cada. A diferença de altura entre os dois canais é de 24 metros, o equivalente a um edifício de oito andares