Óculos de sol eletrocrômicos deixaram de ser experimental ou coisa de ficção científica.
Os usuários podem ajustar o grau da matiz (claro-escuro) utilizando um aplicativo de smartphone, ele possui duas regulagens da matiz definidas pelo usuário que podem ser acessados no braço direito do óculos. Também é possível deixa-lo no automático para permitir que os óculos mude por conta própria em resposta às mudanças nas condições de iluminação (graças a um sensor de luz ambiente), semelhante aos óculos de transição fotocrómicos tradicionais.
.
Ele utiliza a tecnologia "e-tint", desenvolvida pela empresa AlphaMicron, que incorpora filtros de cristal líquido dentro das lentes, e escurecem em resposta à aplicação de uma corrente eléctrica de baixa tensão.
Segundo os designers, as lentes bloqueiam 100 % dos raios UVA e UVB, mesmo em sua tonalidade mais clara. Além disso o aplicativo permite que os usuários saibam o nível de exposição aos raios UV ao longo do tempo.
A bateria dos óculos é carregada sem fio, com uma carga para 8 horas em Auto ou 12 no manual. As lentes ficarão na sua tonalidade mais clara quando a bateria acabar.
A empresa sueca
Skugga, com sede em Estocolmo Skugga Eyewear está levantando fundos de produção para os seus óculos no
Kickstarter a um valor de 2.049 coroas (cerca de US $ 240).