• ≡ Menu
  • Home
  • Design
    • Design de produto
    • Design gráfico
    • Tecnologias vestíveis
    • Embalagens e rótulos
    • Móveis
    • Interiores
    • Design verde
    • Upcycling (Reciclado)
    • Vinhetas
    • Conceituais
    • Carros
    • Motos
  • Artes
    • Artes plásticas
    • Fotografia
    • Curtas
    • Animação
    • Ilustração
    • Música
    • Artesania
    • Profundidade
  • Publicidade
    • Comerciais
    • Clássicos
  • Variedades
    • Humor
    • Curiosidades
    • Tecnologia
    • Arquitetura
    • Como se faz
    • Faça você mesmo
    • Informativo
    • Ativismo
    • Cultura
    • Lugares
    • Estilo de vida
    • Picantes
designerGH
  • Home
  • Design
  • Artes
  • Publicidade
  • Executivo
  • Variedades
Menu

Como registrar sua marca


O registro da marca garante proteção e exclusividade de uso, evitando dores de cabeça, disputas judiciais e possíveis prejuízos financeiros.

Segundo a lei brasileira, marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Um dos primeiros passos é avaliar se a marca é passível de ser registrada. Sinais genéricos ou de uso comum que não estejam relacionados com a empresa ou o produto não são considerados marcas, já que não podem ser apropriados por uma única pessoa.

Outro fator importante é determinar o tipo da marca. Os principais tipos são:

Nominativa. É aquela constituída por uma ou mais palavras, ou combinação de letras e/ou algarismos, sem apresentação fantasiosa.
Apple       Nike      Chrome      Nestlé


Figurativa. É aquela constituída por desenho, figura ou qualquer forma estilizada de letra e número, isoladamente.

Marca mista. É aquela constituída pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada.

Tridimensional. É aquela constituída pela forma plástica de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteja dissociada de qualquer efeito técnico.


Também existem as marcas de Produto, Serviço, Coletiva, Certificação, Identificação de origem.


No Brasil, o registro de marca é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), através do sistema eletrônico e-Marcas e qualquer pessoa física ou jurídica, que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva, pode requerer o registro de uma marca.  A marca registrada garante a propriedade e o uso exclusivo em todo o território nacional, por dez anos.

Para registrar a marca sem contratar um intermediário, você pode fazer o pedido de marca online no INPI pelo sistema e-Marcas. Acompanhe o seu pedido pela Revista da Propriedade Industrial (RPI), que sai às terças-feiras. Recomendamos ainda que você cadastre seu processo no sistema Push para receber um aviso por e-mail quando o processo sofrer alguma movimentação.



Quanto custa?
O processo feito pela internet é o modo mais econômico, é preciso fazer o pagamento no sistema de Guia de Recolhimento da União (GRU) (355 reais para pessoa jurídica ou 142 reais para pessoas físicas, microempresas, entidades sem fins lucrativos, dentre outros especificados no rodapé da tabela de retribuições, para   marcas nominativas, figurativas, mistas e tridimensionais).

Marca de empresa
Tecnicamente não existe marca “de empresa”, a marca é atribuída ao produto ou serviço que ela oferece, então na hora de classificar (ou de solicitar sua Busca de anterioridade) você deve pensar sempre no que sua empresa faz.

O registro da marca extingue-se pela expiração do prazo de vigência, pela renúncia (abandono voluntário do titular ou pelo representante legal), pela caducidade (falta de uso da marca) ou pela inobservância do disposto no art. 217 da LPI.

Mais informações você encontra através do site INPI.

Executivo

Compartilhar

Curtir

G+

Tweet

Tweet

+ Add This

Marcadores » Executivo
Foto
Guilherme Henrique - Autor
Designer gráfico e produto. Eclético e responsive, gosta de Rock, motos, das cores laranja, vinho, limão e gelo. Criador do blog, viu sua newsletter ganhar força e virar o designerGH, uma coleção de coisas criativas que adora compartilhar com todos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Próximo Post Post Anterior Home

Siga o blog no facebook

Popular Posts

Marcadores

Animação Arquitetura Artes Artes plásticas Artesania Ativismo Carros Classicos Comerciais Como se faz Conceituais Cultura Curiosidades Curtas Design Design de produto Design gráfico Design Verde Embalagens e Rótulos Estilo de vida Executivo Faça você mesmo Fotografia Humor Ilustração Informativo Interiores Lugares Motos Moveis Musica Picantes Profundos Publicidade Tecnologia Tecnologias vestiveis Upcycling Variedades Vinhetas e apresentações

Visualizações de página

Receba nossas atualizações

A newsletter é gratuita e livre de spam.

  • mail
Copyright © 2015 designerGH All Right Reserved
Template by Kiki Dee Powered by Blogger