Um têxtil inovador, natural e sustentável, feito a partir de um subproduto, as folhas do Abacaxi.
Piñatex é um tecido que não é tecido (pois não é urdido), tem aspecto de couro e pode ser usado pela indústria automobilística, de calçados, estofados e moda. Não são necessários fertilizantes extras, água ou outro produto para esse tecido ser desenvolvido, ou seja, uma matéria prima que seria descartada vira renda extra para as comunidades.
O tecido de abacaxi pode ser beneficiado com estampas e tingimentos para que se assemelhe a outros materiais.
O trabalho inicial foi feito nas Filipinas, a pesquisa & desenvolvimento está sendo realizada entre o Reino Unido e a Espanha. Especificamente para melhorar a tecnologia de acabamento.
O único problema ambiental encontrado é uma biomassa resultante do processo de descasque, porém essa questão já foi contornada, uma vez que encontraram uma forma de descarte sustentável a partir da transformação da mesma em fertilizante orgânico ou biogás.
Carmen Hijosa, fundadora da empresa Ananas Anam, presenteou a indústria têxtil com o desenvolvimento do tecido. O produto foi criado a partir da ideia de Carmem enquanto ainda trabalhava na indústria do couro e foi à Filipinas a trabalho. Piñatex foi desenvolvido pela Ananas Anam, envolve uma tecnologia patenteada que protege tanto o processo como o material acabado.