Um projeto que une fotografia, ilustração e design para recriar a história das lendárias "Silver Arrows".
A Alemanha dominou o circuito de Grand Prix nos anos 1930. Apelidadas de Flechas de Prata por sua aparência metálica enxuta, os supercarros construídos pela Mercedes-Benz e Auto Union tem seu lugar na história do automobilismo pelo seu desempenho em algumas das corridas mais emblemáticas já realizadas.
O projeto recria a história das "Silver Arrows" usando momentos memoráveis em 12 imagens, destacando detalhes que nunca poderia ter sido captadas com a tecnologia fotográfica daquele tempo.
Click nas imagens para ampliá-las
NASCE A LENDA
NÜRBURGRING, GERMANY – 3 DE JUNHO DE 1934
Poucas horas antes do Grande Prêmio da Alemanha, as novas Mercedes-Benz W25s, pintadas de branco nacional, estão 1 kg acima do limite de peso para se qualificar para a corrida. Alfred Neubauer, o gerente da equipe, em um último golpe de gênio, ordena que a pintura seja descascada. Ele resolveu o problema do dia, e criou um ícone de prata.
DERROTA, MAS SEM DESESPERO
MONTLHÉRY, FRANÇA - 1 DE JULHO DE 1934
Os carros mais formidáveis e pilotos de seu tempo sentados, discriminados e humilhados, nos boxes enquanto esperam o concorrente Louis Chiron, para, eventualmente, ganhar o Grande Prêmio da França para a Alfa Romeo em uma máquina muito inferior. Foi uma dura lição para as Flechas de Prata.
VITÓRIA ÉPICA EM UMA PISTA ÉPICA
MELLAHA, LÍBIA - 12 DE MAIO DE 1935
O circuito de Tripoli ficava na Líbia — que na época era uma colônia italiana —, era o circuito mais rápido do mundo de seu tempo. A imagem retrata o piloto da Mercedes Luigi Fagioli se distanciando do resto do grid logo no início do Grande Prêmio. Naquela corrida, as Flechas de Prata ficaram com as duas primeiras posições.
APEDREJAMENTO
LASARTE, ESPANHA - 22 DE SETEMBRO DE 1935
Luigi Fagioli em seu Mercedes W25 posiciona-se para ultrapassar o carro da Auto Union de Bernd Rosemeyer quando foi bombardeados por pedras, o circuito Lasarte era conhecido por seu terreno cheio de pedras. A Mercedes venceu a corrida, além de abocanhar a segunda e a terceira posições.
O REINADO DE "RAINMASTER"
MONACO - 13 DE ABRIL DE 1936
Chuvas torrenciais e uma enorme mancha de óleo causou o maior acidente da história Silver Arrows, mas isso não abalou o espírito de equipe, que ficou com as três primeiras posições, com Caracciola, o "Rainmaster", levando o primeiro lugar.
ÍNGREME, FORTE, RÁPIDO
AVUS, GERMANY – 30 MAIO DE 1937
O famoso anel de Avus foi palco da épica disputa entre Bernd Rosemeyer, da Auto Union, e Rudolf Caracciola, da Mercedes. Naquele dia, Rosemeyer estabeleceu o recorde do circuito a uma velocidade média de 276,39 km/h, que permaneceu intacto por 34 anos.
A DOBRA QUE QUEBROU
BRNO, TCHECOSLOVÁQUIA - 26 DE SETEMBRO DE 1937
Tazio Nuvolari, um dos maiores pilotos de todos os tempos, perde um pneu de seu Alfa Romeo no antigo circuito de rua de Brno, na atual República Checa. Ele ainda consegue chegar em quinto, e acaba indo pilotar pela Auto Union no fim da temporada de 1937. Rudolf Caracciola venceu aquela corrida pela Auto Union.
O SALTO DE DONINGTON
DONINGTON, INGLATERRA - 02 DE OUTUBRO DE 1937
Um salto épico no circuito do Reino Unido, protagonizado por Manfred von Brauchitsch no Mercedes W125 e Bernd Rosemeyer no Auto Union Type D. A corrida, que não fazia parte do campeonato, foi vencido por Tazio Nuvolari, também da Auto Union.
QUEIMAR E BATER
NÜRBURING, ALEMANHA - 24 DE JULHO DE 1938
Manfred von Brauchitsch é puxado de seu carro em chamas pelo chefe de equipe Alfred Neubauer. Graças à ação rápida da equipe para conter o fogo, ele ainda consegue voltar à corrida — mas sofre um acidente com seu W154. Seu colega de equipe, Richard Seaman, acabou vencendo a corrida.
QUE VENHA A CHUVA
BREMGARTEN, SUÍÇA - 21 DE AGOSTO DE 1938
Uma chuva torrencial encharca os três pilotos da Mercedes: Manfred von Brauchitsch, Rudolf Caracciola e Richard Seaman, que está à frente. No fim das contas, Caracciola consegue ultrapassar Seaman na 11ª volta e vence a corrida, fazendo jus a seu apelido de “Rainmaster”.
UMA VITÓRIA TRISTE
SPA, BÉLGICA - 25 DE JUNHO DE 1939
Hermann Lang, pela Mercedes, passa pelo que sobrou do carro de Richard Seaman, seu colega de equipe, que morreu pouco depois do acidente. Lang venceu a corrida, mas ele e a equipe toda estavam de luto.
O PÁTRIA FINALE
NÜRBURGRING, ALEMANHA - 23 DE JULHO DE 1939
Esta foi a última vitória de Rudolf Caracciola, que cruzou primeiro a linha de chegada diante de uma multidão de mais de 250.000 pessoas. Também foi a última corrida na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial.
—X—
Essas imagens foram expostas durante o Goodwood Festival of Speed, e agora estão disponíveis para a compra em formato impresso. A alta resolução permite quadros bem grandes e detalhados — as maiores impressões medem 260 x 110 cm, mas destas só serão feitas cinco unidades. Além destas, há impressões de 110 x 46 cm (limitada a 80 unidades) e 56 x 29 cm (limitada a 800 unidades). Há, ainda, um jogo de cartões postais de 23 x 10 cm — e você pode garantir o seu no
site do projeto.
Assista o Making of do projeto
No vídeo você pode ver como a equipe de fotógrafos, designers e ilustradores misturam a fotografia original com gráficos 3D, as técnicas de composição do Photoshop para obter os resultados finais. Cada imagem é preenchida com detalhes impressionantes, e composições ilustrativas que ajudam a completar a história dessas lendas das pistas.