A Universidade de Cambridge, no Reino Unido revelou uma cabeça virtual capaz de expressar uma gama de emoções humanas.
O rosto realista chamada Zoe, que a equipe acredita que é o avatar mais expressivo já criado, poderia ser utilizado como um assistente pessoal digital.
A assistente virtual com voz controlada tem sido utizadas na ficção científica por décadas, de Star Trek a Homem de Ferro, é uma das tecnologias mais mitológicas. Apesar de tecnologias recentes, como Apple Siri e Samsung Voz S, que permite termos conversas com os nossos smartphones, ainda há uma sensação de que estamos falando apenas com máquinas. A Universidade de Cambridge está trabalhando para resolver este problema, trazendo uma face com emoções para tornar essa conversa mais amigável.
A equipe desenvolveu um avatar virtual que é capaz de expressar uma gama de emoções, com um "realismo sem precedentes." Quando o usuário digitar uma linha de texto, ele pode determinar o tipo de emoção através de uma série de controles. Pressione a tecla Enter e Zoe irá ler a mensagem com um tom feliz, com raiva ou triste, como você desejar.
Para criar o sistema, a equipe passou dias gravando o rosto e a voz da atriz Zoe Lister enquanto ela recitou mais de 7000 linhas de texto em emoções variadas. Estes dados foram então usados para criar seis emoções básicas para Zoe - felicidade, tristeza, medo, raiva, ternura e neutralidade, assim como as configurações de tom, velocidade e profundidade. A combinação desses níveis permitem uma enorme gama de emoções.
O sistema resultante foi testado em voluntários que eram capazes de reconhecer emoções, a taxa de sucesso foi de impressionantes 77 por cento. Curiosamente, foi maior do que a taxa de reconhecimento de 73 por cento quando os voluntários foram apresentados na vida real a atriz Zoe Lister.
O programa em si é impressionante, e tem apenas 10 Mb de tamanho. Isto significa que pode muito bem ser a tecnologia em futuros dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O modelo da tecnologia também tem o potencial de permitir que as pessoas façam upload de seus próprios rostos e vozes em apenas alguns segundos.
A equipe está trabalhando para melhorar o realismo da tecnologia ao explorar aplicações no mundo real, como o envio a amigos de uma "mensagem de rosto".