Procurando Sugar Man levou para casa o prêmio de Melhor documentário no Academy Awards 2013, tornando-se o primeiro filme que foi filmado em parte com um iPhone, a ganhar um Oscar.
Embora as pessoas se concentrem nos prêmios mais importantes, como melhor filme e melhor ator, houve uma realização notável que não foi mencionado no palco, o filme de baixo orçamento- Procurando Sugar Man recebeu o prêmio de Melhor Documentário. Além de ganhar muitos elogios por seu diretor, Malik Bendjelloul, o filme também se tornou um marco tecnológico, como o primeiro filme parcialmente filmado com um iPhone.
O filme é centrado em torno de um músico nascido em Detroit, Rodriguez, que nunca ganhou muito reconhecimento nos EUA, mas se tornou muito popular na África do Sul durante a década de 1970. Para capturar a sensação da década, o diretor decidiu filmar inteiramente em Super 8, mas no final das filmagens e com algumas cenas importantes a serem filmadas, a produção ficou sem dinheiro e não podia mais pagar pelo filme, o Super 8 é muito caro.
Em desespero, o diretor Bendjelloul disse que experimentou um aplicativo no seu iPhone chamado
8mm Vintage Camera, ele ficou aliviado ao descobrir que a atmosfera "parecia basicamente a mesma."
Desenvolvido por Nexvio Inc., o aplicativo aplica vários filtros e alguma correção de cor para dar um look vintage ao vídeo, assim como o Instagram faz com as fotos.
O diretor utilizou o aplicativo para filmar algumas cenas que foram adicionados sem problemas na edição final ... e assim, o documentário pode percorrer vários festivais, recebendo várias indicações e até mesmo o prêmio da prestigiada Academia. Tudo isso graças a um aplicativo de 1,99 dólar em um smartphone.
Pode não ser uma história tão incrível como a retratada no filme, mas o diretor Bendjelloul confirma que a tecnologia moderna reduziu as barreiras entre cineastas profissionais e amadores.