A designerGH foi investigar quem é a Gina, a moça dos palitos, e descobriu que, ao contrário do que muita gente pensa, o nome dela não é Gina.
A embalagem é praticamente a mesma desde o seu lançamento, 38 anos atrás.
O nome da “moça dos palitos” é Zofia Burk, ex-modelo publicitária paulista. Na época que os palitos Gina apareceram no mercado, em 1975, Zofia era uma das modelos mais requisitadas, ela fez comercial de sabonetes, maquiagem, shampoo e até de sabão em pó.
A “Gina” faz parte da nossa história,
a gente passa a vida vendo essa caixinha em todos os lugares.
Hoje em dia, Zofia está com 64 anos, após deixar a carreira de modelo, cursou psicologia mas nunca exerceu, foi guia turística na Stella Barros e se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard.
As pessoas ainda te reconhecem?
"Como ainda uso franja e cabelo comprido, tem gente que reconhece. Mas sempre falam: “eu te conheço de algum lugar". Ser a Gina não é algo importante pra mim, mas vejo que é importante para as pessoas. Quando eu trabalhava na Credicard, toda vez que entrava um funcionário novo, me apresentavam como a “moça dos palitos”.
A história da empresa
A empresa A Rela S/A foi fundada em 1945, no município de Itatiba, estado de São Paulo, realizava manutenção e reparos de máquinas.
Em 1947, a empresa começou a produzir máquinas para moinhos e fecularias, palitos de fósforos e equipamentos têxteis. A empresa alterou a sua atividade em 1959, quando passou a produzir produtos de madeira para sorveterias, que eram manufaturados em máquinas de fabricação própria.
Em 1965, com a transformação da empresa em sociedade anônima, a linha de produtos foi diversificada, abrangendo palitos para dente, prendedores de roupa, abaixadores de língua para uso medico, garfinhos para bolos, espetinhos para churrasco, palitos para pirulitos etc. Todos esses produtos foram designados pela marca GINA, nome dado em homenagem a Mãe dos fundadores, que era conhecida pelo apelido de "Dona GINA".
Sob a denominação A RELA S/A IND E COM., a empresa hoje é considerada líder de mercado no segmento de palitos para dentes, com produção de 40 milhões de palitos por dia, que representa 70% do consumo nacional.