O projeto recria a lendária máquina Valentine da Olivetti.
O desenho original de Ettore Sottsass e Rei Perry, de 1969, era elegante e trazia uma inovação, era compacta para facilitar seu transporte (era o Laptop da época), constava na lista de desejos de muitos escritores. Os tempos mudaram e ela continua na lembrança dos mais saudosos.
Foi então que 4 designers da CreativeDNAaustria, Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Departamento de Design Industrial), criaram o conceito, baseado no original, e a transformaram em um notebook, o desenho traz alguns traços que lembram a original, como a bobina que antes servia para colocar o papel, hoje serve para recolher uma tela flexível.
Com um programa simples, facilmente encontrado na internet, é possível colocar até o som original das teclas, aí são dois mundos que se completam. E depois de usá-la, vira uma pequena e charmosa maleta vermelha, como a original.
Você pode achar que isso é coisa de saudosistas, mas esse é um produto que tem mercado, a Máquina de escrever Valentine ainda hoje é fabricada, e vendida, pela Olivetti. E cá entre nós, ela traz um pouco de estilo aos projetos atuais. Conceito interessante e elegante!
Máquina de escrever Valentine
ainda hoje ela é fabricada, e vendida, pela Olivetti.