O internet explorer (IE) teve sua época e foi muito bom enquanto durou, mas hoje ele está ultrapassado e persiste na lista dos mais usados somente porque já vem instalado nos computadores.
O navegador que difere de todos os outros existentes, precisa de todo tipo de "gambiarras" para funcionar, precisa até de emuladores (programas feitos para fazer uma máquina "imitar" outra).
O patinho feio da internet, nas versões mais antigas, o problema é crônico. Transparências, cantos arredondados, fontes, efeitos de toda espécie em textos e imagens, e uma série de recursos, é prejudicada para quem ainda usa este navegador. Sem falar na Segurança.
Enquanto navegadores atualizam suas versões de 2 a 3 vezes por ano, o IE é atualizado a cada 2 anos. Muito pouco para a velocidade da nossa evolução tecnológica. Hackers andam bem mais depressa.
Vem perdendo popularidade, em 2010 perdeu o posto de mais usado para o Firefox e este ano perdeu para o Chrome (na versão mais atualizada). O IE 10 promete acabar com o problema, mas avisa, só será compatível com o Windows 7.
A própria Microsoft declarou que seu navegador é destinado a usuários iniciantes (quer dizer, aquele que não possui conhecimento de outro melhor).
Internet Explorer 6 - A praga digital
Por falta de conhecimento sobre como atualizar o navegador, ou medo de migrar para uma versão mais moderna, muita gente continua usando.
Existem até movimentos como o Boycott Internet Explorer 6, destinado a conscientizar os internautas da urgência em atualizar seus navegadores Algumas Multinacionais já declararam que não dão mais suporte ao IE 6.
Recentemente a Microsoft também declarou que não oferece mais suporte ao IE 6 e criou a campanha
The Internet Explorer 6 Countdown, com um contador mundial que faz uma contagem regressiva de usuários até atingir a meta de 1% de uso. Aí ele será definitivamente extinto.
A coisa é tão séria que pelo alto número de usuários ainda existentes, os projetos e desenvolvimentos web precisam estar atrelados ao IE, causando atraso em "todo o setor".
Para se livrar de todas essas mazelas, é muito simples:
baixe um navegador de primeira linha.
Tenha uma experiência mais rica e completa
Um programa não elimina o outro, você terá dois navegadores instalados. Os comandos são muitos parecidos em todos eles e você pode importar dados, como a lista de favoritos, de um para outro.
Navegadores Recomendados
Todos esses navegadores são gratuitos e com versão em português:
1º Chrome
O navegador que mais ganha espaço no mundo, por ser do Google tem todo o seu suporte. Navegação em guias, extensões, perfeita leitura de recursos modernos, é notadamente o mais rápido entre os navegadores, segundo testes feitos. Oferece a tradução de páginas com apenas 1 click no botão direito do mouse. Com a chegada do sistema operacional do Google, deve ganhar ainda mais importância.
1º / 2ª opção RockMelt
Navegador quase gêmeo do Chrome, já que são criados sobre a mesma "estrutura" de código. Diferenciam-se apenas pelo fato do RockMelt ter recursos a mais para integração com perfis de redes sociais, como Twitter e Facebook, com atualização rápida no perfil e botão integrado para compartilhamento de conteúdos, entre outras ferramentas. Para quem não desgruda de perfis sociais, é simplesmente imperdível.
2º Firefox
O mais usado no mundo, muitíssimo simples de usar e com mais recursos que o Internet Explorer, especialmente nas extensões - pequenos aplicativos que podem ser inseridos, dando novas funções ao navegador.
3º Opera
Um dos mais injustiçados e subestimados navegadores. Pioneiro em muitas inovações, como navegação por guias e uso de extensões, foi sumariamente copiado por outras empresas, e sempre ficou relegado a um segundo plano. Isso não tira a qualidade do Opera, um navegador rápido, moderno e com recursos exclusivos como o Opera Unite.
4º Safari
Se você é usuário de Mac, já conhece de longa data. O navegador padrão dos Mac também pode ser instalados no Windows e outros sistemas operacionais. Conta com recursos que dão muita beleza e elegância, como o Top Sites, que mostra as páginas mais visitadas ou mais recentes em um belo painel.
Para instalar um dos navegadores, não tem nenhum segredo. Execute o programa... avançar, avançar, ajustes básicos como idioma e finalizar. Qualquer usuário com mínima experiência em informática consegue fazer isso.
Ele perguntará se quer torna-lo padrão, click em SIM, e não se preocupe, toda vez que você abrir o IE, ele fará essa mesma pergunta, aí se ainda quiser continuar com ele basta não usar o outro ou desinstalar.