Uma peça única concebida por uma das melhores cristalerias do mundo para embalar um dos melhores uísques já produzidos.
O modelo é baseado em um decanter de um navio da década de 1820, a década em que foi fundada A Macallan. e embala o seu mais antigo e raro uísque, com 64 anos de idade. Foi fabricado pelo processo de cera perdida (Cire Perdue), uma técnica milenar, desenvolvida originalmente para fazer grandes peças em bronze.
Macallan em Lalique Cire Perdue
O desenho apresenta um panorama da propriedade Macallan pelo rio Spey, com as florestas e a Ponte Telford Thomas, incorpora diversos elementos do uísque, tais como a cevada e o carvalho.
.
O decanter foi produzido por uma causa nobre, ajudar uma organização que leva água potável para países em desenvolvimento. Realizou uma turnê mundial, a partir de Paris, passou por Madrid, Londres, Moscou, Seul, Hong Kong, Johannesburg, Taipei, Xangai, Cingapura e Tóquio, para ser leiloado em Nova Iorque. A renda foi doada para a Charity: water.
O valor
estimado era de US$ 75.000, mas alcançou os surpreendentes US$ 460.000 no leilão da Sotheby’s em Nova York. Não seria correto dizer que este é o
uísque mais caro do mundo, porque além da garrafa, o valor foi na verdade uma doação para a entidade.
Processo de fabricação
Seria injusto falar sobre a garrafa sem dizer algumas palavras sobre o uísque.
A Macallan é considerado o “Rolls-Royce” dos
uísques, um dos mais premiados single maltes do mundo, desejado pelos mais exigentes e sofisticados paladares.
A destilaria nasceu em 1824, quando o fazendeiro escocês Alexander Reid se tornou um dos primeiros a conseguir uma licença oficial para se produzir uísque. O nome THE MACALLAN derivava de dois termos gaélicos: “magh”, que significa um pedaço de terra muito fértil; e “ellan”, que vem de St. Fillan, um monge irlandês que viajou através da Escócia espalhando o cristianismo durante o século XVIII. Nos próximos cem anos a destilaria iria trabalhar para atingir a perfeição, fazendo com que a marca adquirisse uma reputação inquestionável como um produto de excelência, fundamentada em um compromisso de paciência, cuidados artesanais e tradição secular.
O malte do Macallan 64 anos foi obtido a partir de três barris, que foram preenchidos em 1942, 1945 e 1946 respectivamente. Possui cor de carvalho e aroma com notas de turfa, casca de laranja seca, açúcar mascavo e cedro, misturados com canela e cravo. O sabor é picante, laranjas de sangue, breu, melado, nozes, chocolate, cacau, fumo e turfa, enquanto o acabamento é macio, suave e picante, com turfas remanescentes e chocolate escuro.

Mesmo depois de quase 200 anos de existência, um detalhe imprescindível para a produção do uísque ainda é preservado: o processo de destilação. A devoção, o compromisso e a habilidade dos mestres artesãos que fazem o uísque THE MACALLAN são tão presentes hoje como no início do século XIX. Sua obstinada dedicação na escolha da melhor cevada, levedos e água, sua técnica em usar apenas a melhor parte da bebida produzida (apenas 16% é aproveitado para encher os barris da destilaria) e o cuidado com sua maturação, usando apenas a melhor madeira de carvalho disponível vêm assegurando a qualidade consistente e imutável deste lendário single malte, para que o sabor e as nuances sejam as mesmas que transformaram a bebida em uma das mais importantes do mundo.