Hoje, mesmo com o advento das redes sociais e toda a mídia digital, o cartão de visita ainda é indispensável, pois não estamos on-line o tempo todo. Os cartões celebram um novo contato feito em encontros casuais ou perpetuam um contato de negócio, deixando à disposição a identidade de quem os entrega e do negócio que anunciam.
“A primeira impressão é a que fica.”
Ao fazer um cartão, temos que ter em mente que ele passará a imagem da empresa e é por ele que a pessoa ou empresa é reconhecida, que ele deve ser lembrado de forma positiva e coerênte, mostrando quem é o profissional, o que faz e onde pode ser encontrado.
Existem novas e infinitas possibilidades de tecnologia e design, um papel especial, um corte personalizado, uma tinta diferenciada, baixo relevo ou uma textura gráfica podem fazer toda a diferença.
Um cartão deve ser claro e objetivo, deve conter o Logo, nome e endereço da empresa, a atividade e os serviços oferecidos, seu nome, contatos como telefone, celular, site e e-mail (é importante que o cliente estabeleça um contato dentro da empresa, dois e-mails ou vários telefones só atrapalham). Um Layout bem feito também pode fornecer dados subliminares quanto a sua atividade ou empresa, como ambiente, metodologia, sofisticação, etc.
Uma dose de ousadia e descontração é bem recebida,
deixem os cartões sérios e sisudos para os advogados.
Independentemente do formato e material do seu cartão, lembre-se que ele precisará ser manipulado e guardado em carteiras e bolsos, por isso não saia muito do formato padronizado e não utilize elementos que possam ser facilmente danificados.
História
Os primeiros cartões de visita apareceram na França do rei Luis XIV (1643 a 1715), os chamados visite biletes tinham o tamanho de uma carta de baralho.
No início as pessoas anotavam seus dados em cartas de baralho, com o tempo, alguém ficou insatisfeito em ter as cartas do jogo desfalcadas e criou um cartão nos mesmos moldes somente para esta finalidade.
Dois séculos mais tarde, na Europa e na América, os cartões de visita eram indispensáveis para todo homem e mulher de alta classe, era um sinal de status, indo muito além do “onde encontrar”. Para os homens de negócio, era importante que fossem luxuosos à altura de suas posses e, para as senhoras, tinham de ser tão requintados quanto as reuniões que davam em suas casas. Com o passar dos anos, eles se tornaram populares e considerados indispensáveis para a promoção de qualquer tipo de negócio.
Grandes negócios são fechados pessoalmente,
mantenha seu cartão sempre à mão.
Apresente seu cartão no início do contato (assim que o assunto for mencionado), para que as pessoas memorizem seu nome e se posicionem melhor na conversa. (assim evita que as pessoas perguntem se sua empresa faz isso ou aquilo, onde fica, ou pior, como é mesmo o seu nome?)
Uma boa ideia é criar um Layout para apresentar o novo cartão, que pode ser divulgado no site e por e-mail.
Algumas possibilidades do que pode ser aplicado a um cartão de visita.
O que não fazer
- Cuidado com os exageros na criatividade, não seja "criativoso".
- Os dados precisam estar legíveis. Coloque o cartão sobre a mesa, se conseguir ler, está certo (para telefonar é preciso usar as duas mãos).
- Não coloque todos os seus celulares, o telefone do vizinho, dados demais só atrapalham.
- Se eu desviar o olhar para digitar os 4 primeiros números do telefone, e depois precisar "caçar" os demais números pelo cartão, o seu Layout está uma bagunça.
- Cartões de visitas é a forma mais barata de promoção, por isso não economize muito, não faça aquele cartão de R$ 60,00 na esquina, a não ser que queira ser reconhecido como uma empresa à altura do seu cartão.