Com uma profissão dessas, minha vida seria só glamour.
Agora ouça o que os designers tem a dizer sobre isso.
- Você trabalha em horários estranhos.
(que nem as putas)
- Te pagam para fazer o cliente feliz.
(que nem as putas)
- Seu trabalho vai sempre além do expediente.
(que nem as putas)
- Você é mais produtivo à noite.
(que nem as putas)
- Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas do cliente.
(que nem as putas)
- Quando você vai ao encontro do cliente você precisa estar apresentável
, mas quando você volta parece que saiu do inferno.
(que nem as putas)
- O cliente sempre quer pagar menos e quer que você faça maravilhas.
(que nem as putas)
- Quando te perguntam em que você trabalha você tem dificuldade para explicar.
(que nem as putas)
- Se as coisas dão erradas é sempre culpa sua.
(que nem as putas)
- Todo dia você acorda e diz: Hoje eu dou um jeito! Não vou passar o resto da minha vida fazendo isso.
(que nem as putas)
- O pior é que a gente gosta.
(que nem as putas)
- Ter despertador para avisar a hora de dormir, e não a hora de acordar;
- Saber usar o Photoshop, Illustrator, InDesign e Dreamweaver mas não entender como funciona o Excel;
- Ter sempre que ouvir alguém dizer “Meu sobrinho também faz
dizáin“.
- Passar metade da vida falando pra todo mundo que “logomarca” não existe;
- Acordar dia após dia, sabendo que essas coisas nunca vão mudar e mesmo assim pensar: “Eu não me vejo fazendo nada melhor na vida. Amo tudo isso”
Algumas regras indiscutíveis da área…
- Se três layouts são apresentados a um cliente, o seu menos favorito será escolhido ou qualquer combinação dos componentes entre os piores.
- Os melhores designs nunca sobrevivem ao contato com o cliente.
- Se dois layouts são apresentados, um terceiro será solicitado. Se fornecido, então um dos dois primeiros será escolhido.
- Se você perguntar pelo texto, lhe será enviado como JPG e se você perguntar pelas imagens, vão te enviar uma apresentação do Powerpoint.
- Os clientes não têm seu logotipo em formato para impressão, por isso não se incomode em perguntar.
- Se você perguntar pelo logotipo, lhe será enviado o que ele usa no site. (Sinta-se com sorte, pois você não teve que ouvir ele dizendo: – Pega lá no meu site)
- Se você pedir em vetor, ele vai te mandar um .CDR ou .AI… (Yes! \o/) …com a logo utilizada no site importada no arquivo.
- Seu cliente, às vezes não gosta do seu layout, mas também não sabe bem o porquê.
Briefing prático
Quem trabalha na área criativa, às vezes, passa apertos na hora de arrancar algumas informações dos clientes.
Pensando nisso, foi criado esse briefing prático. O cliente escolhe na hora como vai ficar o trabalho e pronto! Satisfação total!
Briefing:
1- Escolha uma cor para o trabalho:
( ) Azul
( ) Vermelho
( ) Amarelo
( ) Amarelo mais forte
( ) Verde
( ) Verde Limão
( ) Branco
( ) Preto
( ) Outras ___________________________________
2- Que figuras serão usadas?
( ) A fachada da empresa
( ) O dono da empresa
( ) Por do sol
( ) O mar com uma mensagem profunda
( ) Formas abstratas, muito ou pouco abstratas?_________
( ) Animais, quais?______________________________
3- Qual personagem o senhor gostaria de ver no trabalho?
( ) Funcionários felizes
( ) Criança
( ) Cachorro
( ) Mulher de biquíni
( ) Pais e Filhos
( ) Irmãos e amigos
( ) Outros _______________________________________
4- Qual o tamanho do logotipo no anúncio?
( ) Grande
( ) Muito grande
( ) Absurdamente grande
( ) Na verdade eu quero uma logo enorme e cintilante ocupando todo o espaço
5- Quais as formas devem ser priorizadas no trabalho?
( ) Círculos
( ) Quadrados
( ) Triângulos
( ) Outros ___________________________________
6- Quais as fontes o senhor gostaria de ver em nosso trabalho?
( ) Grossas
( ) Finas
( ) Antigas
( ) Moderninhas
( ) Tortinhas
( ) Com tracinhos nas extremidades
( ) Bonitinhas
( ) Outras ______________________________
7- Escolha a forma do texto:
( ) Informativo longo
( ) Informativo curto
( ) Com sacadinha
( ) Sem sacadinha
( ) Duplo sentido
( ) Trocadilho
( ) Racional
( ) Emotivo
( ) Clichê
( ) Todas as informações possíveis
( ) Outros ______________________________
8- Qual o apelo do trabalho:
( ) Desejo
( ) Preço
( ) Promoção
( ) Diversão
( ) Fome
( ) Sede
( ) Tudo junto, eu nasci sem o mínimo poder de síntese
( ) Outro ______________________________
9- Quantas vezes o senhor vai mudar de idéia durante a execução do
trabalho e pedirá para refazer?
( ) 7
( ) 49
( ) 80
( ) Todas
( ) É melhor vocês refazerem esse questionário
10- Quantas opções da mesma coisa o senhor deseja?
( ) Várias, que eu mereço
( ) Várias, que eu estou pagando
( ) Várias, eu realmente adoro o atendimento de vocês
( ) Várias, até eu falar chega
( ) Várias, o que eu gosto mesmo e de ver quantas vezes vocês conseguem fazer a mesma coisa.
11- Quais informações devem entrar no trabalho, não importa qual?
( ) Endereço
( ) site
( ) e-mail
( ) Telefone
( ) CNPJ, título de eleitor e reservista
( ) “Onde tiver espaço em branco sempre cabe alguma coisa”
12- Qual mídia o senhor acha que seria fundamental para sua estratégia?
( ) Impressos
( ) Anúncio
( ) Comercial de TV
( ) Comercial de rádio
( ) Outdoor
( ) Busdoor
( ) Pipi door
( ) The Doors
( ) Outros doors, quais?_________________________
13- Qual o prazo do trabalho?
( ) Pra ontem
( ) Pra anteontem
( ) Ainda não sei
( ) Te ligo quando faltarem 15 minutos
( ) A graça está na surpresa
14- Quantas pessoas terão que aprovar esse trabalho?
( ) 5
( ) 17
( ) 97
( ) Minha esposa
( ) Minha esposa, porteiro, empregada e papagaio
( ) Outros, quem?______________________________
Autoria do Briefing: Pablo Peixoto