O cartão de visita com tecnologia NFC vem com um microchip embutido que é capaz de transferir dados para dispositivos eletrônicos.
Criado pela
Moo.com, uma empresa gráfica online americana, os cartões são re-graváveis e o usuário pode, por exemplo, adicionar um novo perfil de rede social ou alterar dados do site, sem que os cartões precisem ser reimpressos.
A tecnologia NFC (Near Field Communication) tem um sistema bem simples de ser utilizado: apenas com a proximidade de dois dispositivos eletrônicos compatíveis, você é capaz de realizar a troca de informações de maneira bastante segura. Com isto, é possível captar informações de qualquer objeto em que a tecnologia for aplicada. Por exemplo, você pode obter informações de um cartaz ou de um display em um supermercado, apenas encostando seu celular nele. Comprar ingressos para um espetáculo aproximando seu celular do cartaz que anuncia o show. Outras aplicações para a tecnologia seriam a aquisição de produtos e serviços, além de fazer parte de documentos, como a identidade ou o passaporte.
Os cartões de visita NFC estarão disponíveis no início de 2013.